A contribuição de Athos Bulcão para as artes e arquitetura é tema de debate no CCBB BH

A contribuição de Athos Bulcão para as artes e arquitetura é tema de debate no CCBB BH

Promovida em parceria com a CASACOR Minas, o encontro marcado para esta quinta-feira (14/06), será uma oportunidade para refletir sobre a contribuição de Athos Bulcão para as artes e também para a arquitetura. Participam do bate-papo o azulejista Alexandre Mancini, considerado um discípulo de Athos Bulcão, além do premiado designer João Grillo, que também é empresário do setor de arquitetura

Está em cartaz no CCBB Belo Horizonte uma exposição com mais de 300 trabalhos, alguns dos quais inéditos, assinados por Athos Bulcão. A mostra 100 anos de Athos Bulcão, que encerra no dia 25/06, contará com atividade especial na próxima quinta-feira, 14/06.

A contribuição de Athos Bulcão para as artes e arquitetura é tema de debate no CCBB BH 3

Estudo de Athos Bulcão para o painel da Rede Sarah

Com o objetivo de aprofundar ainda mais o legado do artista brasileiro para a arquitetura e azulejaria do país, o CCBB, em parceria com a CASACOR Minas promoverá um bate-papo inédito com a presença do azulejista Alexandre Mancini, considerado discípulo de Athos Bulcão e João Grillo, designer e empresário do setor arquitetônico. O evento será mediado pelo jornalista Carlos Andrei, repórter de artes visuais do jornal O Tempo. A entrada é franca.

A mostra ‘100 anos de Athos Bulcão’ é uma exposição muito rica e importante para a cidade. Esse bate-papo, portanto, surge como oportunidade única, tendo em vista a forte ligação do belo-horizontino e do mineiro com o modernismo, as obras de arte em azulejo e com o próprio artista. Fica o nosso convite para esse encontro que celebrará o centenário de Athos Bulcão e que contará com a presença de grandes nomes da área”, destaca Eduardo Faleiro, Diretor de Conteúdo e Relacionamento da CASACOR Minas.

Com a intenção de propor um profundo mapeamento e imersão na diversidade dos trabalhos e técnicas de Athos Bulcão, a mostra oferece ao espectador a possibilidade de conhecer o processo de produção do artista de diversos trabalhos realizados entre os anos 1940 e 2005. Obras de artistas mais jovens que direta ou indiretamente foram influenciados por Athos também estão sendo apresentadas na seção “Nos Rastros de Athos”.

A contribuição de Athos Bulcão para as artes e arquitetura é tema de debate no CCBB BH 2

Alexandre Mancini (foto: Leca Novo) | João Grillo (foto: Juliana de Souza)

Alexandre Mancini (Belo Horizonte, 1974), artista autodidata, iniciou sua carreira em 2006 dedicando-se a azulejaria brasileira e ganhou reconhecimento como discípulo formal de Athos Bulcão. Pioneiro na renovação da azulejaria brasileira a partir dos anos 2000, Mancini é considerado um dos principais artistas do segmento produzindo obras em todo o país. Concomitantemente ao trabalho de criação e execução de suas obras, Mancini se mostra dedicado a divulgar e valorizar a tradição azulejar brasileira ao apresentar a riqueza de seu patrimônio através de palestras e oficinas, no Brasil e no exterior.

João Grillo é arquiteto e urbanista desde 1983. Foi diretor do Instituto dos Arquitetos do Brasil (1986 e 1993) e atual sócio fundador da TerraTile desde 1985. É também diretor da Cult Promoções, tendo atuado na organização de diversos eventos de arte, arquitetura e design. Foi coordenador da Premiação Design Brasil, coordenador da CASACOR Minas (1994 a 2015) e consultor da CASACOR Minas (2016 e 2017). Foi premiado diversas vezes no Museu da Casa Brasileira desde 1988, recebeu o prêmio Selo da Excelência da Bienal Brasileira de Design em 1999, participou da Bienal Ibero Americana de Design em Madri (2014) e participou de várias exposições como designer, inclusive, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Carlos Andrei é jornalista também graduado em Letras pela UFMG. Tem especialização em Processos Criativos em Palavra e Imagem pela PUC Minas. Repórter do caderno de cultura Magazine do jornal O Tempo, com maior atuação nas áreas de literatura e artes visuais.

Bate-papo Athos Bulcão
Quinta-feira, 14 de junho às 19h30
Teatro 1 do
Centro Cultural Banco do Brasil
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Belo Horizonte | MG

 

Foto em destaque: Foto: Acervo Fundação Athos Bulcão

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notificar a