100% Minas reúne as mais recentes criações de designers, arquitetos e artesãos

100% Minas reúne as mais recentes criações de designers, arquitetos e artesãos

por Mônica Boscarino, curadora da 100% Minas

Pelo terceiro ano consecutivo a MultiCult, em parceria com a Casa Fiat de Cultura, realiza 100% Minas, um evento anual que reúne as mais recentes peças de mobiliário, objetos de decoração e luminárias criados por designers, artesãos e arquitetos mineiros. A mostra é uma celebração da produção do design feito em Minas Gerais e um espaço para valorizar, divulgar e difundir as mais recentes criações.

De 2016 pra cá, fica a convicção de um crescimento e um amadurecimento da atual geração de criadores do nosso Estado. Nota-se também a busca por um caminho cada vez mais autoral e uma força expressiva que ressalta as diferentes técnicas, materiais, texturas e formas.

100% Minas reúne as mais recentes criações de designers, arquitetos e artesãos 5

Croquis das peças em exposição também estão na exposição | Foto: Jomar Bragança

Ao todo, a terceira edição da 100% Minas apresenta 29 peças inéditas de 35 designers, arquitetos e artesãos mineiros. São cadeiras, aparadores, luminárias, poltronas, bancos, mesas e objetos em caráter de protótipo, peça única ou lançamentos independentes que percorrem do artesanal ao industrial e exploram o aço, madeira, pedra-sabão, concreto e papelão.

Para a realização da mostra deste ano contamos com duas novidades. A primeira delas, aconteceu em maio. Foi uma convocatória aberta cujo objetivo foi de conhecer novos nomes e sua recente produção. Ao todo foram recebidas mais de 15 peças entre mobiliário, objetos e luminárias.

100% Minas reúne as mais recentes criações de designers, arquitetos e artesãos 4

Apresentação das peças criadas na Semana Criativa de Tiradentes | Foto: Jomar Bragança


A segunda novidade foi a criação de um espaço dedicado aos objetos criados na Semana Criativa de Tiradentes através de uma imersão criativa de designers e artesãos locais. No programa que antecedeu o evento, designers como Paulo Alves, Maria Fernanda Paes de Barros, Guilherme Leite, Daniela Karan e André Bastos do Nada Se Leva,  foram convidados a exercitar a criatividade dos artesãos que trabalham a madeira, pedra-sabão, latão, bordado e até papel crepom. O resultado surpreende!

Para apresentar ao público essa mistura de diferentes estilos e materiais e ainda valorizar o trabalho do autor, a expografia fica por conta do arquiteto e cenógrafo Alexandre Rousset. A mostra ocupará uma das salas da Casa Fiat de Cultura na Praça da Liberdade.

E no dia 05 de julho, como parte do projeto educativo da mostra, haverá a mesa redonda Design e Artesanato. No bate-papo, Simone Quintas, idealizadora da Semana Criativa de Tiradentes, Wagner Trindade, artesão e Maria Fernanda Paes de Barros da Yankatu participarão de uma conversa mediada por João Elias da Espaço 670 e Mary Arantes. O encontro acontece às 19h no auditório da Casa Fiat de Cultura e a entrada é gratuita.


100% MINAS
De 29 de junho a 29 de julho de 2018
Terça a sexta, das 10h às 21h
Sábado e domingo, das 10h às 19h
Entrada Gratuita
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 esquina com Rua da Bahia

Designers convidados: Ofício Lenho, Geraldo Coelho, Pedro Haruf, Thales Pimenta, João Diniz, Ricardo Rangel, Porfirio Valladares, Estúdio Iludi, Tomada, Francisco Oliveira, Carla Medina, Sergio Stark, Juliana Stark, Zargos, Juliana Vasconcellos, Alva Design, Samauma Marcenaria, Domingos Tórtora e Zoé Atelier, além dos artesãos da Semana Criativa de Tiradentes.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar a
wpDiscuz