SESC apresenta o Campo de Palestras na CASACOR: confira a programação

SESC apresenta o Campo de Palestras na CASACOR: confira a programação

A necessidade e o desejo de repensar os ambientes do comércio nos dias de hoje, além da oferta de conteúdos interdisciplinares – que  dialogam e aproximam o público de aspectos centrais da cultura, foram os principais pontos que levaram o Sesc a participar, pela primeira vez, da CASACOR Minas com o Campo das Palestras.

A partir do tema deste ano, A casa viva, uma diversificada programação foi estruturada para receber diferentes públicos em um espaço único que terá vários convidados para relatar experiências e permitir reflexões acerca de temas como arquitetura de interiores, arquitetura e tecnologia e configurações de espaços do trabalho e de centros culturais.

O ambiente, realizado pelo Sesc, foi elaborado por Lucas Durães, arquiteto e fundandor do GUAJA e por Fernanda Chagas e Gabriel Jota da Dobra Arquitetura. Concebido a partir da ideia de movimento e flexibilidade o Campo das Palestras Sesc surgiu da proposta de quebrar a rigidez usual estabelecida entre palco e plateia, priorizando muito mais a troca de informações entre os participantes do que a tradicional noção de transmissão de conhecimento. O lugar e seu mobiliário foram desenhados e dispostos para gerar encontros de vários tipos e em diversos momentos, seja entre as pessoas, fisicamente, ou por meio de conteúdos digitais, produzidos no decorrer do evento.

Programação do Campo de Palestras SESC: o universo interior da arquitetura

Campo de Palestras SESC | Fotos: Jomar Bragança

E grandes encontros não vão faltar. Veja a seguir a agenda de eventos e garanta seu passaporte!

07/08, TERÇA-FEIRA, 19H30
ARQUITETURA E ARQUITETURA DE INTERIORES
Marcelo Alvarenga (Play Arquitetura) e Daniel Mangabeira (Bloco Arquitetos)
A palestra introdutória abordará o tema Arquitetura de Interiores a partir do desenho arquitetônico dos espaços, refletindo sobre a importância e vocabulário dos elementos que compõem os ambientes, sejam eles de natureza arquitetônica, do design, da arte ou do paisagismo.

11/08, SÁBADO, 15H
CASA AUSTERA / MINIMALISTA
Felipe Hess (Felipe Hess Arquitetos)
O tema abordado se refere a um estilo de design e de vida contemporâneos, que apostam na redução visual e quantitativa dos componentes de um ambiente, se atendo aquilo considerado essencial. Esta linha de pensamento na atualidade pode estar relacionada a questões ambientais, espirituais ou estéticas.

14/08, TERÇA-FEIRA, 19H30
CASA PERSONIFICADA
Mariana Sucupira (stylist) e Isabella Vecci (Vecci Lansky Arquitetura).
O tema aborda o valor e riqueza das expressões pessoais na Arquitetura de Interiores, tanto dos profissionais exercendo seu trabalho, como dos próprios moradores ou usuários na composição dos espaços privados.

15/08, QUARTA-FEIRA, 17H30
TURISMO é NEGÓCIO. E NEGÓCIO é de EMPREENDEDOR / EMPRESÁRIO
Hernani de Castro Júnior (Consultor em Turismo de Negócios e Eventos)

A conversa abordará as várias oportunidades de se empreender dentro das artes plásticas, da decoração, do artesanato, gerando um novo negócio sustentável e compartilhado por todos.

16/08, QUINTA-FEIRA, 19H30
CASA GALERIA
Pedro Lázaro (Pedro Lázaro Arquitetura) e Cláudia Dodd (Pé Palito)
A força da arte na vida cultural das cidades e das pessoas bem como na economia, tem refletido na arquitetura e nos ambientes domésticos, a ponto de algumas residências se transformarem em verdadeiras galerias.

Como é viver nestes espaços hiper-estimulantes? Como a expressão da arquitetura dialoga com as obras de arte? O cubo branco continua sendo o espaço ideal pra receber as artes plásticas?

Pedro Lázaro é um arquiteto de destaque no cenário nacional com grande intimidade com o universo das artes plásticas.

Cláudia Dodd é artista plástica de formação e proprietária da loja de móveis vintage Pé Palito. Transita no universo da arquitetura de interiores com extrema sensibilidade e embasamento teórico.

17/08, SEXTA, 19H
MEU OLHAR SOBRE O VIVER CONTEMPORÂNEO
Janina Ester
Você já parou para pensar por que projetamos como projetamos? Por que as paredes ficaram escuras? Por que a natureza invadiu nossas casas? Como chegamos até aqui? Essas e outras questões fazem parte da palestra; uma leitura particular da evolução dos projetos para quem quer entender de forma simples as principais tendências que dominam o décor hoje e algumas tendências que se renovaram.

21/08, TERÇA-FEIRA, 19H30
ARQUITETURA COMERCIAL
Camila Tariki (Bernardes Arquitetura)

O tema aborda as especificidades dos espaços interiores de hotéis, intimidade x impessoalidade, conforto, exclusividade, funcionalidade, bem como aspectos relacionados às culturas locais e seus reflexos na composição destes ambientes.

Camila Tariki é sócia do escritório Bernardes Arquitetura, um dos mais atuantes no mercado nacional, responsável por projetos como o Hotel Fasano Brasília e Fasano Belo Horizonte, Museu do Mar (RJ), além de belas residências por todo o Brasil. Camila é responsável pelos projetos de interiores do escritório.

22/08, QUARTA-FEIRA, 17H30
INTERAÇÃO entre a MODA, a DECORAÇÃO e a ARQUITETURA
Giovanna Penido e Natalie Oliffson
( Consultoras e integrantes do Núcleo Executivo da Frente da Moda Mineira)
Um painel abordará como a Moda Mineira pode estar presente na criatividade da decoração de interiores.

Liderado pelas consultoras Giovanna Penido e Natalie Oliffson, integrantes do Núcleo Executivo da Frente da Moda Mineira – FMM, o painel abordará esta interação bem como o propósito do movimento da Frente e suas ações.

23/08, QUINTA-FEIRA, 19H30
ESPAÇOS DE TRABALHO
Lucas Durães (arquiteto e fundador do GUAJA)

Sensibilidade e versatilidade são algumas das características necessárias na abordagem arquitetônica e humana das mais diversas necessidades e situações do cotidiano das pessoas — e, em especial, nos espaços de trabalho.

Lucas Durães é arquiteto formado pela UFMG e proprietário do GUAJA, um ambiente do mundo real e virtual que inspira ideias e conecta oportunidades, a partir de curadoria de conteúdo e design de conhecimento. Além das atividades de coworking, marketplace e café, promove cursos livres em diversas áreas tais como arquitetura, design, tecnologia, comunicação, design thinking, etc. Seu contato com uma grande diversidade de áreas do conhecimento amplia sua visão e abordagem dos espaços de trabalho contemporâneos.

28/08, TERÇA-FEIRA, 19H30
O FUTURO DAS HABITAÇÕES
Marcelo Tramontano (NOMADS.usp)
Qual é o futuro do interior das casas e apartamentos? Como as tecnologias perpassam esses ambientes?

Quem comenta esse assunto é Marcelo Tramontano, doutor em arquitetura pela FAU/USP e coordena  Nomads.usp: Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, que tem foco no estudo dos espaços híbridos e nas interfaces entre arquitetura e diferentes áreas de conhecimento.

29/08, QUARTA-FEIRA, 17H30
INTERAÇÂO entre a GASTRONOMIA, a DECORAÇÃO e a ARQUITETURA
Felipe Leroy (Chef) e Nina Abadjieff (arquiteta)
Este encontro mostrará a íntima interação da gastronomia, em sua diversidade, com os espaços de bares e restaurantes, sob a coordenação da Frente da Gastronomia Mineira, movimento crescente em prol desta riqueza em Minas Gerais.

O Diálogo terá a presença do Chef Felipe Leroy e da arquiteta Nina Abadjieff, que abordarão esta interação contando de suas experiências.

29/08, QUARTA-FEIRA, 19h
COREOGRAFIA RESQUÍCIOS
Duração: 5 minutos

29/08, QUARTA-FEIRA, 19h
CORES: TERNURA DA LUZ
Cida Nogueira
(makeup artist) e Tatiana Gabrich (advogada e pesquisadora das cores)
O mundo se apresenta como uma paleta de cores diversa e múltipla e cada pequena parte deste todo carrega sua própria cor. É da convivência, da sobreposição de tintas, que surge a tela-mundo. Portanto, cabe a cada um de nós encontrar a harmonia de cada cena.

30,08, QUINTA-FEIRA
BATE-PAPO: ARQUITETURA NA PERIFERIA
Em um país onde a maioria da população não tem acesso aos serviços prestados por profissionais da arquitetura, apesar da grande demanda, o projeto Arquitetura na Periferia oferece assessoria técnica para grupos de mulheres da periferia. O projeto reúne e capacita mulheres para a independência do instalar, reformar e construir a sua própria casa. Promovendo através da melhoria da moradia, a autoestima das mulheres.

Neste bate papo com as arquitetas do projeto vamos conversar sobre as possibilidades e dificuldades de se atuar com demandas sociais no campo da arquitetura.

31/08, SEXTA-FEIRA, 19h
WORKSHOP ARQUITETURA NA PERIFERIA
O projeto Arquitetura na Periferia reúne e capacita mulheres para a independência do instalar, reformar e construir a sua casa. Promovendo através da melhoria da moradia, a autoestima de mulheres que vivem em residências precárias ou que necessitem de melhorias.

Serão compartilhadas experiência e apresentadas a metodologia de Assessoria Técnica, pautada pelo compartilhamento de informações e cooperação entre as participantes.

Para participar, faça sua inscrição on-line. O valor arrecadado será reinvestido no projeto.

01/09, SÁBADO, 19H30
CASA AFETIVA
Cidoca Nogueira
(makeup artist) e Alexandre Rousset (Alexandre Rousset Arquitetura Cenografia)

O tema proposto aborda os espaços interiores pela ótica de não-arquitetos e não-decoradores.

04/09, TERÇA-FEIRA, 19H30
ARQUITETURA E TECNOLOGIA
José Cabral Filho (LAGEAR – UFMG)

06/09, QUINTA-FEIRA, 19H30
CASA BRASILEIRA

Freusa Zechmeister (arquiteta)

11/9, TERÇA-FEIRA, 19h30
CENTROS CULTURAIS EM DEBATE
Janaína Melo Cunha (Sesc Palladium) e convidado

O foco deste encontro é compartilhar as experiências e os desafios de gestão dos Centros Culturais nos dias de hoje. Pensar em Centros Culturais que de fato se relacionem e dialoguem com a cidade e com a comunidade em que estão inseridos.

12/09, QUARTA-FEIRA, 19h30
SINERGIAS ENTRE ARQUITETURA. DESIGN E IMAGEM PESSOAL
Com Cris Alves
Bate-papo sobre como os elementos de design (linhas, formas, cores, textura e volume) estão presentes na arte, no design de interiores e na imagem pessoal e como podemos nos valer dessas ferramentas para o dia a dia.
Público alvo: estudantes e profissionais de arquitetura, design de interiores, moda, imagem pessoal e demais interessados no assuntos

13/09, QUINTA-FEIRA, 19H30
TECNOLOGIAS SOCIAIS E PRÁTICAS CULTURAIS
Juliana Braga (SESC-SP) e convidado

Reflexão sobre como as tecnologias sociais e a programação dos Centros Culturais podem humanizar esses espaços, os tornando vivos e convidativos para que o público possa interagir e se relacionar com esses ambientes.

 

Todas as palestras são gratuitas para os visitantes da CASACOR e não precisam de inscrição prévia. O ingresso para visitação à CASACOR custa R$ 50 inteira e R$ 25 a meia. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo tem 20% de desconto na inteira (R$ 40) – nesse caso a compra deve ser presencial na bilheteria, mediante apresentação do cartão do cliente Sesc. Existe ainda a opção de passaporte, que garante acesso a todos os dias do evento e o valor é R$150. Compre online no site ingressorapido.com.br ou na bilheteria do evento

Após realização da mostra, parte da estrutura criada para o Campo das Palestras Sesc irá compor uma instalação artística aberta ao público para visitação, no Sesc Palladium, compondo o eixo curatorial Arte e Tecnologia, que ocorrerá de agosto a dezembro de 2018, reunindo artistas e pensadores locais, nacionais e internacionais, numa programação diversa e interativa.

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notificar a