Você já pode visitar o primeiro ambiente da CASACOR Minas 2018

Você já pode visitar o primeiro ambiente da CASACOR Minas 2018

Projeto assinado pela Balsa Arquitetura poderá ser visitado até o dia 10 de junho.

O primeiro ambiente da CASACOR Minas 2018 é resultado de uma parceria firmada entre a mostra e a Casa Fiat de Cultura, com o objetivo de montar um espaço de imersão para receber 8 artistas que ao longo de 3 semanas vivenciarão o processo criativo em uma residência artística aberta.

Os nomes selecionados através de edital foram convidados a criar obras que combinem materialidade/virtualidade a partir das inspirações relacionadas à cidade de Belo Horizonte e o painel Civilização Mineira, de Candido Portinari, acervo do museu em exposição permanente.

Para elaborar este espaço, Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta (Balsa Arquitetura) ficaram responsáveis pela concepção de um ambiente que estimulasse seus ocupantes, contribuindo para a fruição artística ao longo das 3 semanas de atividades: “Concebemos um espaço composto de escritório e ambientes que ocupam áreas adjacentes”, conta Paulo.  

Primeiro ambiente da CASACOR Minas 2018 é residência artística na Casa Fiat 1

Residência artística é composta de área de trabalho e micro-ambientes adjacentes | Foto: Jomar Bragança

O projeto mistura referências de uma habitação e de um escritório/estúdio de criação: “Nosso espaço foi feito para que os artistas possam passar o dia ali, residir. No centro, colocamos uma mesa de trabalho ergonômica e confortável onde eles podem conectar seus computadores e trabalhar.”, explica. A iluminação do espaço foi feita em parceria com a Templuz que forneceu as luminárias da área de trabalho e do lounge. Além disso, as paredes da galeria, que eram brancas, foram pintadas de preto, utilizando tintas Coral (Varejão das Tintas).

O escritório foi elaborado com apoio da Innere. A empresa produziu a mesa de trabalho sob medida, feita com mogno africano da Khaya Woods e cedeu as cadeiras utilizadas na composição do espaço, que mistura opções mais corporativas com outras mais leves e descontraídas. Paulo explica: “Um dos nossos objetivos com o uso dessas cadeiras diferentes foi permitir mais movimentação dos artistas, dando vida a este projeto.

Primeiro ambiente da CASACOR Minas 2018 é residência artística na Casa Fiat 2

A mesa de trabalho foi feita sob medida pela Innere, utilizando mogno africano da Khaya Woods. Na iluminação, luminárias Templuz | Foto: Jomar Bragança

A criação de micro-ambientes (jardim, área de TV, lounge e café) periféricos à mesa busca atender diferentes necessidades. Alguns adornos que compõe o espaço foram cedidos pela Fabriqueta, além de bancos (que também servem como mesas de apoio) da P2P. O jardim foi arquitetado em forma de uma vitrine com painéis para que o as artistas possam expor os rascunhos e esboços de suas criações.  Na composição do paisagismo deste espaço, vasos de plantas montados pelo Floresça Café, apoiados em suportes metálicos da Zoé Atelier.

Primeiro ambiente da CASACOR Minas 2018 é residência artística na Casa Fiat 3

No paisagismo do jardim, vasos de plantas montados pelo Floresça Café, apoiados em suportes metálicos da Zoé Atelier | Foto: Jomar Bragança

A área de TV serve como testes para os trabalhos desenvolvidos ao longo da residência. No espaço, painel, cadeiras e estante de livros cedidos pela Sumisura. O lounge é um ambiente confortável e acolhedor para estudos e eventuais descansos com mobiliário assinado por Zanine Caldas e cedido pela Innere, além de tapete Marie Camille.

Por fim, o projeto também conta com uma área de café, que pode ser usada para refeições e confraternizações. As cadeiras (modelo Nina) são da Sumisura.

Primeiro ambiente da CASACOR Minas 2018 é residência artística na Casa Fiat 4

Detalhes das áreas de café e lounge | Foto: Jomar Bragança

Gostou? O primeiro ambiente da CASACOR Minas 2018 pode ser visitado até o dia 10 de junho e a entrada é gratuita.

SERVIÇO

Período da residência: 14 de maio a 10 de junho
Exposição de resultados: Julho/2018 na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Horário de funcionamento: Seg, 10h às 18h; terç a sexta, 10h às 21h; Sab, dom e feriados, das 10h às 18h
Endereço: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários. Belo Horizonte
Informações: http://www.casafiat.com.br/?p=3806#aba0
Entrada gratuita

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar a
wpDiscuz