Tiradentes entra para a rota do design

Tiradentes entra para a rota do design

Tiradentes concentra artesãos habilidosos, que pintam, tecem, bordam, esculpem em pedras, talham madeira, trabalham com o ferro, renovam materiais de demolição e dão novos usos e significados para outros tantos. É neste ambiente criativo e genuíno que nasce a Semana Criativa de Tiradentes, um evento anual que reunirá talentos de todo o país, de 26 a 29 de outubro, para trocar conhecimento, discutir, produzir, fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo.

O festival tem uma importante missão: promover o intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional para levar renovação e frescor para o artesanato local. E principalmente resgatar tradições e valorizar o design de raiz. Por isso, seis renomados designers brasileiros foram convidados a cocriar ao lado de cinco artesãos locais antes da realização da Semana Criativa. Este coletivo fará duas imersões com duração de uma semana cada com a proposta de trocar conhecimento e produzir móveis ou objetos que, posteriormente, serão apresentados durante o evento. A expectativa é que os artesãos multipliquem os conhecimentos que adquiriram durante o processo em suas comunidades, engajando mais pessoas para as próximas edições.

Designers e Artesãos Convidados

Tiradentes entra para a rota do design 1

Designers e artesãos. de pé: GuilhermeLeite, Daniela Karam, Paulo Alves, Rondinelly Wagner. Sentados: Maria Fernanda, Expedito, Dna Lilia, Maria Andre. Foto: João Bertholini

Os designers convidados são Daniela Karam; Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu); Paulo Alves; e a dupla André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro (do estúdio Nada se leva). Os artesãos confirmados são: a bordadeira dona Maria; dona Lilia, que produz as cruzes de Tiradentes; o marceneiro e serralheiro Wagner Trindade; o escultor de arte sacra Rondinelly Santos; e o escultor em pedra-sabão Expedito Jonas de Jesus.

Tiradentes entra para a rota do design 2

“A Semana Criativa é dividida em vários módulos, que incluem, além do laboratório de designers com artesãos locais para que troquem conhecimento e produzam juntos; palestras e bate-papos sobre criatividade, empreendedorismo, design e artesanato de tradição; workshops de ‘DIY’ – Do it Yourself -; para engajar as pessoas que não têm relação com design; e até um ‘agulhaço’ que vai acontecer dentro de uma igreja histórica e ganhar a praça principal da cidade, onde vamos unir tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros para trabalharem juntos – coloquei no masculino de propósito porque hoje também já tem muito homem que aderiu às agulhas. O objetivo é que, no futuro, Tiradentes também seja reconhecida por ser um importante polo de discussão de economia criativa, assim como o é em outros segmentos”, explica Simone Quintas, idealizadora do Festival.

Confira a programação e participe!

26 DE OUTUBRO, QUINTA-FEIRA

15h30 – “NOSSO JEITO DE MORAR: UM NOVO OLHAR SOBRE A ARTE POPULAR E O ARTESANATO” com a fotógrafa Evelyn Müller e a produtora Zizi Carderari, do Projeto Sertões.

17h30 – “CRIATIVIDADE À BRASILEIRA” com Clotilde Perez, fundadora da Casa Semio, professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA-USP, pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University, coordenadora do Observatório de Tendências Ipsos e presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores de Publicidade.

27 DE OUTUBRO, SEXTA-FEIRA

11h – “PROJETO PIRACEMA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA” com a designer Heloisa Crocco e o artista plástico José Alberto Nemer.
14h – “RETRATO DA CASA” com o fotógrafo e criador do projeto Life by Lufe, Lufe Gomes.
16h – “REPENSE AS MÍDIAS SOCIAIS”, com o proprietário da agência de comunicação integrada REPENSE e idealizador da REDE DE REPENSADORES, Otavio Dias.
18h – “DESIGN COM AFETO” com o designer Paulo Alves.
20h – Exibição do premiado documentário “CÉU DE QUERUBINS” seguido de bate-papo com os idealizadores, o artista Aécio Sarti e Daniel Sarti, e o diretor do filme, Gustavo Massola.

DIA 28 DE OUTUBRO, SÁBADO

11h – “TENDÊNCIAS DO MORAR” com Thais Lauton, redatora-chefe de Casa e Jardim.
14h – BATE-PAPO com os designers (André Bastos e Guilherme Leite Ribiero, do Nada se leva, Daniela Karam, Maria Fernanda Paes de Barros, da Yankatu, e Paulo Alves) e os artesãos (Expedito Jonas de Jesus, Maria Conceição, Lilia Fonseca, Rondinelly Santos e Wagner Trindade), todos participantes do LAB, imersões para desenvolvimento de produtos com o objetivo de estimular a criatividade e ampliar as possibilidades
16h – “SLOW DESIGN E QUALIDADE DE VIDA” com Alvaro Guillermo, especialista em estratégias criativas de consumo e de marca.
18h – CLIENTES SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE DESIGNERS  com o arquiteto, designer e apresentador do programa DECORA, do canal GNT, Mauricio Arruda.


Semana Criativa de Tiradentes
Lab; Fórum; Workshops; Feira de Criativos; Agulhaço; Cultura Maker; Ações Criativas; Homenagem
De 26 a 29 de Outubro
Tiradentes | MG
Acesse semanacriativadetiradentes.com.br e veja a programação completa
Local: SESI CENTRO CULTURAL YVES ALVES | Rua Direita, 168, Centro Histórico, Tiradentes
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, mediante retirada de senha antes de cada palestra.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar a
wpDiscuz