9 móveis criados por arquitetos e designers de interiores

9 móveis criados por arquitetos e designers de interiores

Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues, Ruy Ohtake, Paulo Mendes da Rocha e Lina Bo Bardi são alguns dos arquitetos brasileiros que criaram clássicos do mobiliário que enriqueceram ainda mais o design feito aqui no Brasil. E a gente resolver circular pelos 46 ambientes da CASA COR Minas para saber o que os arquitetos e designers de interiores do nosso Estado criaram para a 22ª edição da mostra. Veja o que a gente encontrou:

1. Bancos do Teatro CASA COR por Filipe Pederneiras e Thiago Bandeira 

Banco Bravo

Banco Bravo

“Como os bancos seriam desenvolvidos especialmente para o TEATRO pensamos num mobiliário mais simples e buscamosutilizar materiais que possibilitassem um bom acabamento e uma rápida execução. Decidimos que a madeira maciça seria o ponto de partida do nosso design, pelos seguintes motivos: intimidade com o material, utilizado em muito dos nossos projetos, facilidade para obtenção da materiais-prima, possibilidade de desenvolvimento do projeto sem envolvimento da industria, em um primeiro momento e agilidade para chegar do protótipo ao desenho final. Apenas um outro elemento foi adicionado ao design: o ferro, um material que nos possibilitaria adicionar um pouco mais de complexidade e leveza ao design, sem abrir mão da simplicidade e facilidade de execução. O painel do artista Fernando Veloso (localizado ao fundo do Teatro) nos deu a inspiração final para decidirmos pela tonalidade escura da madeira, que seria adquirida não através de uma pintura, mas através do processo natural de queima, por isso optamos pela milenar técnica japonesa Shou Sugi Ban, que nós proporcionaria, além da tonalidade almejada, uma durabilidade muito acima dos padrões normais.”

2. Cabeceira metálica por Junior Piacesi

_JBF1442

Foto: Jomar Bragança

A cabeceira feita em estrutura metálica iluminada é um dos objetos de desejo do Quarto de Hotel.

3. Estante Janela por Cristina Menezes

Estante Janela por Cristina Menezes | foto: Jomar Bragança

Estante Janela por Cristina Menezes | foto: Jomar Bragança

A Estante Janela nasceu devido a necessidade de termos um móvel para abrigar os temperos e ingredientes que seriam usados pelos chefs durante as aulas de gastronomia. Como a Cozinha Conceito é toda horizontal e privilegia a vista para a lagoa da Pampulha, foi criada uma estante toda vazada (por isto, o nome de estante janela). “Usei um tubo maciço de aço, de 1×1 cm, para fazer toda a estrutura da estante, que recebeu prateleiras, bem finas, e caixas de vários tamanhos, para garantir leveza e transparência. As caixas servem como bandeja para levar os produtos e temperos da estante até a bancada. Assim, dispensamos as tradicionais portas que vedariam a visão.”

4. Nicho Hexágono por Camila Ferreira 

CAMILA_FERREIRA_160901_001 (1)

Foto: Henrique Queiroga

O nicho foi criado para exposição das ervas na Cozinha Contemporânea. São nichos em formato hexágono, em MDF branco com uma fita madeirada no topo, fundo em acrílico que permite a passagem da luz da fita de LED e fica logo atrás da peça. “A ideia do Hexágono dos nichos surgiu após a escolha do revestimento hexagonal do banheiro de serviço. Buscamos dar uma unidade ao ambiente”.

5. Mesa Tronco por Sílvia Carvalho

SILVIA_CARVALHO_160821_002

O tampo da mesa é em madeira de demolição e os pés em aço.

6. Escrivaninha em metal por Melina Mundim

Escrivaninha toda em metal dourado | Foto: Rodrigo Tozzi

Escrivaninha toda em metal dourado | Foto: Rodrigo Tozzi

“A mesa escrivaninha de metal dourada foi desenhada para o ambiente para trazer um pouco do art decó que trabalha muito o metal e o dourado. Além disso estava querendo uma peça que fosse leve e ao mesmo tempo cheia de estilo. Por isso ela tem os traços finos sem perder o design.”

7. Conjunto de Bar, Bancada e Bancos por Angélica Araújo

Os bancos, bancada e bar | Foto: Jomar Bragança

Os bancos, bancada e bar | Foto: Jomar Bragança

As peças do conjunto possuem estrutura em metalón preto. O bar abriga taças, copos, cervejas e outras bebidas e ainda serve como fonte de luz para o espaço e foi feito em MDF com laca branca. A bancada possui o tampo em Dékton Kadum da Cosentino e os bancos, que acompanham o desenho da bancada, possuem assentos estofados em couro.

8. Penteadeira por Flávia Gomes e Clena Madeira

_DSC6382 (1)

A estrutura em aço recebeu pintura em dourado fosco. As gavetas em MDF foram laqueadas na cor branca com acabamento alto brilho.

9. Banco, aparador, escrivaninha e poltrona por Ricardo Rangel

design-brasileiro-ricardo-rangel

No Escritório Integrado e Galeria, todo mobiliário foi desenhado pelo arquiteto Ricardo Rangel. Fazem parte dessa composição: o banco Joaquim, o aparador, a escrivaninha, a poltrona de leitura Viva em Ipê, Peroba do Campo e palhinha no encosto, além de uma estante suspensa. O uso predominante da madeira em suas peças revela sua preferência pelo material.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar a
wpDiscuz