Um passeio pela Rua Sapucaí e entorno

Um passeio pela Rua Sapucaí e entorno

Ilustração: Isadora Polatscheck

O trecho de 400 metros entre as avenidas Assis Chateaubriand e Contorno forma uma das ruas mais charmosas de Belo Horizonte: a Sapucaí. Andar pela rua, com olhar calmo e atento, é se apaixonar pelos antigos postes de iluminação que se unem à balaustrada de pedra, pelos detalhes das antigas casas e edificações que ainda resistem ao tempo, pela vista que se tem para o Centro da cidade e pela história que carrega cada edifício, jardim, escultura ou ornamento urbano que se avista dali. Também é estar num dos pontos mais efervescentes da cidade, cheio de opções gastronômicas, culturais e de ocupação do espaço público. Siga o mapa (clique aqui e faça o download) e encante-se pela região!

1. Antiga sede da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)
De arquitetura eclética, o prédio, construído no início do Século 20, hospeda a 23ª edição da CASACOR Minas que fica aberta para visitação até 24 de setembro.

2. Dorsé
Misto de bar e restaurante informal. Ótimo para tomar um chope no fim de tarde assistindo ao pôr do sol. Aberto de terça a domingo.

3. Gruê Tapas
Aberto nas noites de terça a sábado, oferece drinks, carta de vinhos e cardápio de petiscos.

4. Benfeitoria
Durante o dia funciona como café e coworking. À noite, recebe uma programação variada. Acompanhe a programação que é divulgada semanalmente na fan page.

5. Café Américo
Micro torrefação de cafés especiais. Venda de café, loja aberta de 2ª a 6ª, das 10h às 20h. A partir de setembro, a cafeteria abre ao público das 12h às 20h.

6. Viaduto da Floresta
De 1937, é tombado pelo patrimônio histórico municipal.

7. Casa do Conde
Construída em 1896, sede do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Minas Gerais (IPHAN-MG).

8. Monumento à Terra
Obra do escultor Giulio Starace na esplanada da Praça da Estação, em frente ao Museu de Artes e Ofícios. Foi inaugurado no dia 15 de julho de 1930.

9. Museu de Artes e Ofícios
É o primeiro empreendimento museoló- gico brasileiro dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país.

10. Praia da Estação
Movimento espontâneo de ocupação do espaço público. Foliões se vestem com trajes de banho e se refrescam. Os encontros são anunciados através de eventos no Facebook.

11. Escadaria da Estação Central
A escadaria que liga a Estação Central do metrô ao bairro Floresta.

Rua Sapucaí Belo Horizonte

Clique sobre a imagem e faça o download | Ilustração: Isadora Polatscheck

12. Teatro espanca!
Espetáculos e outras atividades culturais. Acompanhe a programação pelo site espanca.com

13. Duelo de MCs
Realizado desde 2007, o “duelo” ocupa semanalmente a parte inferior do Viaduto Santa Tereza com manifestações artísti- cas do Hip Hop.

14. Cine 104
Sala do circuito alternativo de cinema. Vale a pena ficar de olho na programação: centoequatro.org

15. Praça Rui Barbosa
Do final do Século 19, foi a porta de entrada de toda a matéria-prima utilizada na construção da nova capital de Minas Gerais.

16. Centro Cultural da UFMG
O edifício Alcindo da Silva Vieira, conhecido nos dias de hoje como Centro Cultural UFMG, foi erguido em 1906, quando a cidade iniciava o seu processo de urbanização. O seu objetivo principal era servir como um hotel, porém, antes mesmo da finalização das obras, o dono vendeu o imóvel para o governo do estado de Minas Gerais, que o transformou em um Quartel de Brigada Policial. Em 1926, ele passou a fazer parte do patrimônio da Universidade Federal de Minas Gerais, na época, recém-fundada.

17. Serraria Souza Pinto
Marco da arquitetura industrial do início do Século 20. Hoje é um espaço de eventos.

18. Viaduto Santa Tereza
Construído nos anos 1920. Liga os bairros Floresta e Santa Tereza ao Centro e abriga, abaixo dele, diversos movimentos culturais.

19. Edifício Chagas Dória
Dos anos 1950, é um ícone do Art Déco de Belo Horizonte.

20. Salumeria Central
Primeiro restaurante a ocupar a Sapucaí. No cardápio, opções com carne de porco, presunto, salame, e frios.

21. Pecatore
O cliente escolhe no balcão o peixe de sua preferência. Pratos contemporâneos e bem elaborados.

22. Botequim Sapucaí
Opção gostosa e prática para o almoço. À noite, a pedida é um dos croquetes com uma das cervejas especiais do cardápio.

Quer saber mais sobre os edifícios, monumentos e praças? Clique aqui. Quer saber mais sobre as opções gastronômicas? Clique aqui.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar a
wpDiscuz