14 estilos de luminárias que roubam a cena no decor

14 estilos de luminárias que roubam a cena no decor

A luz muda tudo. Muda o espaço, confere significado, ressalta a arquitetura e a decoração. Independente do seu formato, mais que trazer luz na medida exata e criar atmosferas, luminárias são um item fundamental na composição de ambientes. Por isso, reunimos 14 ideias de luminárias com diferentes estilos e materiais presentes na CASACOR Minas 2017. Inspire-se:

1) A dupla do Living

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 7

Luminárias Twiggy e Twiggy Twice | Foto: Daniel Mansur

Apesar de terem grandes proporções, as Luminárias Twiggy e Twiggy Twice na cor branca ajudaram a conferir ainda mais charme e delicadeza ao Living de Luis Fábio Rezende Araújo. Com traços simples, as peças fornecidas pela Abatjour de Arte são leves, marcantes e sofisticadas.

2. A decorativa do Loft Gourmet

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 6

Arandela no Loft Gourmet | Foto: Gustavo Xavier

A arandela em cristal de rocha e design retrô, imprime suavidade ao espaço em estilo predominantemente industrial. A peça, fornecida pela Abatjour de Arte, foi uma excelente escolha do arquiteto para criar um ponto de luz logo na entrada do Estúdio Gourmet.

3. O quarteto da Sala de Vinhos

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 8

Conjunto de arandelas Bubble | Foto: Jomar Bragança

O conjunto composto por quatro arandelas Bubble trouxe a quantidade certa de luz  para manter o clima intimista da Sala de Vinhos assinada por Camile Guedes. Com desenho marcante, as peças da Abatjour de Arte dialogam em harmonia com a parede em tecido pied-de-poule.

4. O inusitado da Suíte Essencial

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 9

Foto: Jomar Bragança

O pendente Concept com 1,3m de diâmetro e esferas iluminadas foi escolhido por Carolina Robson e Roberta Robson para embelezar e iluminar na medida certa a Suíte Essencial. As profissionais desejavam uma peça que tivesse presença mas que ao mesmo tempo fosse neutra, já que se trata de um quarto. Com design atemporal e luz suave para momentos de repouso, ela foi a escolha ideal para o espaço. A peça é um lançamento da Abatjour de Arte.

5. Os sputniks da Sala de jantar

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 10

Luminária Sputinik da designer Ana Neute | Foto: Jomar Bragança

Moda entre os anos 50 e 60, as luminárias que recebem o nome de Sputinik tem o seu design inspirado no primeiro satélite artificial soviético lançado no espaço. As duas da foto, em tamanhos diferentes, recebem assinatura de designer Ana Neute. O uso da cor dourada e das esferas em vidro leitoso serviram para aplicar ainda mais requinte ao espaço concebido pela Situar Projetos. Uma peça como essa pode ser encontrada na Abatjour de Arte. 

6. A de ferro em estilo clássico

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 11

Foto: Jomar Bragança

A luminária é o item que mais chama atenção no Home Office de Cláudia Martins. A peça estabelece um diálogo entre o passado e a contemporaneidade, por ser moderna e ao mesmo tempo ter traços clássicos. O modelo foi feito a partir de ferro e cristais. A peça foi fornecida pela By Design Interiores.

7. Formato de ombrolone na Cozinha de Quintal

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 12

Foto: Ivan Araújo

As luminárias da Cozinha de Quintal assinada por Ana Paula Rohfls, foram desenhadas pela própria arquiteta, que recebeu a ajuda da Abatjour de Arte para a sua concepção. Seu formato remete à ombrelones, e, apesar do tamanho, mais de 3m de altura, elas criam uma iluminação suave, que combina com o tom intimista do ambiente.

8. Gigante na Cozinheta

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 13

Foto: Jomar Bragança

Isabela Bethônico ousou em colocar em um espaço pequeno, porém com pé direito alto, uma luminária de enormes proporções. O resultado foi o mais satisfatório possível. Com 1,60m de diâmetro, a peça da Abatjour de Arte de um clima acolhedor ao o ambiente, deixando-o sofisticado e inusitado.

9. As que formam um caminho na Bilheteria

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 15

Foto: Gustavo Xavier

A inspiração do jogo de lâmpadas que iluminam a entrada da CASACOR Minas veio do próprio casarão que abriga a mostra. A partir do desenho de uma luminária original da casa, os estreantes do Studio Loading foram desconstruindo formas, em junções crescentes e decrescentes de lâmpadas que convidam o visitante a adentrar no imóvel. Algumas peças são de LED outras ficam sempre apagadas, pois estão queimadas. As peças queimadas, foram recicladas pelos profissionais durante a montagem da mostra, com a intenção de realizar uma oposição entre o novo e o antigo. Mesmo contraste que pode ser observado nas paredes descascadas com convivem em harmonia com o mobiliário contemporâneo. As peças em LED foram fornecidas pela Templuz.

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 17

A luminária original do casarão que abriga a mostra que serviu de inspiração para o Studio Loading. Foto: Jomar Bragança

10. A rede de Ingo Maurer

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 16

Foto: Jomar Bragança

Ingo Maurer é considerado um dos light designers mais relevantes do mundo. Poética, a peça desenhada pelo alemão que compõe o Café da CLS Arquitetura é cheia de personalidade e charme. Delicada e elegante, a luminária remete à uma rede de pesca e é toda decorada com cristais, permitindo uma iluminação difusa.

11. O jogo de diferentes formas e tamanhos do Restaurante e Lounge

14 estilos de luminárias que roubam a cena

Luminárias de diferentes tamanhos e formas no Restaurante | Foto: Glauco Lúcio

Por não possuírem o design rebuscado, e sim formatos simples e clean, o projeto assinado por Farkasvölgyi Arquitetura abusou na quantidade de luminárias. Com tamanhos e formatos diferentes, mas possuindo a mesma linguagem, as peças fornecidas pela Templuz para o Restaurante e Lounge, enriquecem o espaço, revelam o estilo cool do ambiente, iluminam na medida certa e trazem o aconchego que um restaurante precisa ter.

12. O de bronze da Sala Central

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 19

Pendente Belle na Sala Central | Foto: Jomar Bragança

O enorme e charmoso pendente Belle possui uma estrutura de 4m² em bronze maciço soldado, sobre o qual flutuam 15 esferas de vidro soprado fumê. A peça escolhida por Dodora Gontijo, harmonizou perfeitamente tanto com o estilo da mesa central quanto com o seu tamanho e formato. A luminária foi fornecida pela Abatjour de Arte.

13. A composição de pendentes do Ginger Bar

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 20

Foto: Jomar Bragança

A parte interna do Ginger Bar assinado por Ângela Roldão, recria o cenário intimista ideal para um bar. Mixando os estilos clássico e contemporâneo, o espaço recebeu o jogo de pendentes que criam focos de luz direcionados pontualmente. A forma como eles foram distribuídos deixou o ambiente mais despojado. As peças podem ser encontradas na Abatjour de Arte.

14. Estilo industrial na Sala de Banho

TANTAS estilos de luminárias que roubam a cena 21

Foto: Daniel Mansur

Com spots direcionados, o pendente em bronze com lâmpadas de filamento aparentes da Sala de Banho de Rodrigo Aguiar traz uma pegada industrial ao espaço. A peça que pode ser encontrada na Templuz, indiscutivelmente roubou a cena na antessala.

Hoje as protagonistas foram as luminárias, continue acompanhando o blog para ver o que mais encantou nos 46 ambientes concebidos no edifício tombado que abriga a CASACOR Minas 2017.

Aproveite que a mostra foi estendida até 24 de Setembro e venha ver tudo isso e mais um pouco de perto!

CASACOR Minas
De 12 de agosto a 24 de setembro de 2017
De 3ª a 6ª, das 15h às 22h
Sábado, das 13h às 22h
Domingo e feriado, das 13h às 19h
Rua Sapucaí, 383
compre seu ingresso online 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar a
wpDiscuz