Móveis desenhados por arquitetos e designers de interiores

Móveis desenhados por arquitetos e designers de interiores

Em busca do ineditismo, arquitetos e designers de interiores que formam o time da CASACOR Minas 2017, criaram móveis autorais para seus ambientes dentro da mostra. Para muito deles a dificuldade em encontrar uma peça do jeito exato ou parecido com o que tinham em mente foi o maior impulso para produzir um móvel da exata forma como gostariam.

Conheça peças exclusivas vão te deixar com vontade de ter uma em casa para chamar de sua:

1. As estantes, biombo e mesas da Livraria e Varanda

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017

Mesas de diferentes alturas e estante foram desenhadas por Camila Ferreira. Foto: Gustavo Xavier

Mesas centrais: para compor a livraria, a arquiteta queria um jogo de mesas, que juntamente com os pufes, formassem um conjunto com alturas diferentes. A estrutura redonda foi criada com a intenção de retirar a rigidez do espaço e oferecer mais movimento e leveza. Os pés foram concebidos em MDF cru de vários diâmetros diferentes, o que causa a sensação de escalonamento. A cor neutra escolhida para os pés foi pensada para não brigar com as madeiras originais existentes no ambiente e combinar com o tapete.

Estantes: Pelo fato da mostra habitar uma construção tombada e não suportar fixação na parede, a estante foi uma ótima solução. Foram criados cavaletes de metalon pintados e as prateleiras em lâmina de freijó natural bastante robustas, para sustentar o peso dos livros.

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 1

Ao fundo, biombo desenhado por Camila Ferreira. Foto: Gustavo Xavier

Biombo: Atrás do sofá curvo encontra-se o biombo, desenho de Camila, e que recebeu uma trama em couro da Elisa Atheniense.

2. As estantes, bancada e as luminárias da Cozinha Funcional Santa Cruz

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 2

Luminária desenha pela dupla de profissionais. Foto: Jomar Bragança

Na Cozinha Funcional Santa Cruz Acabamentos as profissionais Gabriela Azevedo e Patrícia Pires desenharam as luminárias. A intenção era chamar a atenção para os pilares, como se fossem postes de luz em estilo industrial, que é a pegada do espaço.

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 3

Bancada de porcelanato e estantes desenhadas por Gabriela Azeredo e Patrícia Pires. Foto: Jomar Bragança

A bancada em porcelanato é outra criação da dupla. Para dividir o espaço entre o lado de quem vai cozinhar e o de quem vai degustar, foi utilizado um friso metálico. (O ambiente recebe as aulas da Cozinha Inusitada com renomados chefs de cozinha que ensinam a preparar pratos na frente dos visitantes).

Estantes de cozinha normalmente possuem uma altura média de 2m. Para o espaço com 4 metros de pé direito,Gabriela e Patrícia desenharam as estantes, que são vazadas para dar um aspecto mais leve dentro do ambiente.


3. As luminárias, o tapete e o sofá do Home Theater

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 4

Sofá, carpete e luminárias desenhadas por Danielle Bellini. Foto: Jomar Bragança

Por ser um espaço com grandes medidas – aproximadamente 100m², o ambiente pedia um sofá que fosse imponente. Pensando nisso, Danielle desenhou o móvel com medidas caprichadas para caber confortavelmente toda a família. Pela metragem avantajada do ambiente, a arquiteta estava com dificuldades em encontrar um carpete que “vestisse” todo o piso do Home Theater, assim ela encontrou um fornecedor que disponibilizou sobras de carpete vindas de diversas regiões do Brasil. O resultado final do patchwork conta com seis cores diferentes. As luminárias também são desenho da arquiteta.

4. A mesa de jantar e a divisória do Estúdio Gourmet

Móveis desenhados arquitetos e designers de interiores

A mesa desenhada por Maurício Bomfim | Foto: Daniel Mansur

Para compor a cozinha do Estúdio Gourmet, Maurício Bomfim desenhou a mesa de jantar que possui tampo em mármore bronze Armani com forma orgânica e base de estrutura metálica vazada com acabamento em aço corten.

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 5

Ao lado esquerdo, divisória desenhada por Maurício Bomfim. Foto: Gustavo Xavier

Maurício criou também a divisória com espelho localizada na entrada do Estúdio Gourmet. A sua inspiração foi criar uma marcenaria totalmente diferenciada, única, com pegada industrial e que não se encontra pronta.

5. As luminárias e o fogão a lenha da Cozinha de Quintal

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 7

Fogâo a lenha e luminária assinadas por Ana Paula Rohfs. Foto: Jomar Bragança

Ana Paula Rohfls se inspirou no conceito de cozinha de fazendas antigas e na história centenária do casarão para desenhar móveis para o espaço. A arquiteta buscou traduzir essa história para a realidade mas com uma pegada contemporânea. Assim, ela trouxe para a Cozinha de Quintal uma releitura do fogão a lenha, em uma versão prática, supermoderna e feita em neolit resistente a altas temperaturas. Outra ideia foi trazer a atmosfera de um ambiente “externo” para o “interno”, para isso Ana Paula criou luminárias que lembram ombrelones. Nesse processo, a Abatjour de Arte ajudou na concepção da peça de grandes proporções e luz suave.

6. O mobiliário do Quarto de Bebê

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 8

Berço, cama, móvel multiuso e prateleiras desenhadas por Marco Reis. Foto: Henrique Queiroga

Para a criação do Quarto de Bebê, Marco Reis desenhou os armários, o berço, a cômoda, prateleiras e porta-treco. A inspiração veio do universo infantil. O arquiteto incorporou palhinha em algumas peças, que além de ser um elemento delicado, caiu como uma luva para um ambiente feito para uma criança. A cômoda também funciona como trocador, e é perfeito para quem possui um ponto hidráulico no quarto, é possível dar banho no neném e trocar de roupa no mesmo espaço. Um tablado foi criado com uma altura diferente e recebeu uma cama dorsel.

7. A poltrona do Living

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 9

Cadeira Nina posicionada a esquerda. Foto: Daniel Mansur

No Living assinado por Luis Fábio, a poltrona Nina, nome em homenagem a sua filha recém-nascida, é da autoria do arquiteto. Ele conta que estava com problemas em encontrar uma cadeira elegante que combinasse com o restante de décor. A partir disso, ele desenhou um protótipo e ficou feliz com o resultado. A peça apresenta um design moderno sem abrir mão de traços clássicos. Detalhes como o uso de latão dourado formam um friso entre a madeira que oferece um toque especial ao móvel. No momento de escolher os revestimentos, Luis optou pelo uso de linho no assento e couro na parte da cabeça e dos braços. Com excelentes proporções, além de bonita a peça é confortável e ergonômica.

8. Os vasos do Ginger Bar

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 10

Vasos em pedra-sabão desenhados por Ângela Roldão. Foto: Jomar Bragança

Os imponentes vasos de pedra-sabão localizados na entrada da parte interna do Ginger Bar assinado por Ângela Roldão, foram desenhados pela arquiteta para compor o projeto. A inspiração para criar as peças veio de museus da Europa.

9. A estante do Espaço de Convivência

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 11

Ao fundo, prateleira desenhada por Pedro Lázaro. Foto: Pedro Ariel

Na criativa estante desenhada por Pedro Lázaro, vergalhões de aço foram usados na sua construção. O resultado é uma peça moderna, segura e sustentável. Alguma dúvida da resistência dessa peça?

10. A cama, os painéis e a gangorra do Espaço Games

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 13

Cama japonesa, painel em led imitando o circuito de um computador e painel ripado desenhados por Renata Ferreira.

A arquiteta Renata Ferreira em seu Espaço Games desenhou a cama japonesa e os dois painéis – o ripado e o que recria um sistema de computador. A escolha da cama que foge do modelo tradicional foi inserida para ajudar a otimizar o espaço. “Jovens gostam de ter coisas à mão e facilidade no dia a dia, logo a cama é extremamente funcional para guardar objetos de uso em volta, dispensando um criado-mudo. Além disso, o tablado ajuda a delimitar o espaço, definindo qual é o lugar do descanso e qual é o lugar da diversão”, comenta Renata. Como o ambiente foi pensado para crianças de 4 a 12 anos, a cama oferece autonomia para os baixinhos, que conseguem subir e descer sem ajuda de adultos.

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 14

Balanço desenhado por Renata Ferreira. Foto: Jomar Bragança

A cadeira de balanço atende aos momentos de descontração com a brincadeira da gangorra para os mais novos e pros mais velhos ela é ideal para momentos de leitura, por exemplo.

11. As mesas de Farkasvölgyi Arquitetura

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 15

Mesa desenhada por Bernardo Farkasvölgyi. Foto: Glauco Lúcio

Para que se posicionassem exatamente em frente às janelas, Bernardo Farkasvölgyi desenhou as mesas do Restaurante e Lounge. Uma vez que já haviam várias mesas grandes espalhadas pelo ambiente, as pequenas foram criadas para os encontros românticos, por isso possuem apenas dois lugares. A proposta foi fazer um desenho simples e funcional, o toque final fica por conta dos coloridos jogos de mesa, pratos e taças. Bernardo contou com a Lider Interiores para a produção das peças.

12. A estante e a divisória da Suíte e Closet

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 17

Na Suíte e Closet, a estante recortada em cubos feita em MDF foi desenhada por Rosane Guedes, que se inspirou no arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels. A divisória entre a cabeceira da cama e a escrivaninha, também é criação da profissional que instalou tomadas e entradas USB, tudo para deixar o quarto o mais funcional possível.

Móveis desenhados arquitetos e designers de interiores 1

A estante da Suíte de Rosane Guedes

13. O biombo do Loft

Móveis desenhados por profissionais da CASACOR Minas 2017 19

O biombo está posicionado atrás da cama | Foto: Jomar Bragança

Cássio Gontijo desenhou o biombo que foi concebido pela Sumisura. Sua estrutura foi confeccionada a partir de cantoneiras de alumínio que depois de agrupadas e fixas entre si, relembram o movimento de uma onda. Como o pé direito do ambiente é alto, o biombo atrás da cama ajudou a dar uma verticalizada no espaço. A cor foi escolhida para combinar com o tom do piso.

Venha ver de perto as peças autorais criadas exclusivamente para a CASACOR Minas, visite a mostra até o dia 24 de Setembro.

CASACOR Minas
De 12 de agosto a 24 de setembro de 2017
De 3ª a 6ª, das 15h às 22h
Sábado, das 13h às 22h
Domingo e feriado, das 13h às 19h
Rua Sapucaí, 383
compre seu ingresso online 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar a
wpDiscuz